Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, remonta ao século XVIII. Em outubro de 1717, na vila de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, três pescadores – Domingos Garcia, João Alves, e Filipe Pedroso – foram pescar no rio Paraíba do Sul, a pedido do Conde de Assumar, governador da província de São Paulo e Minas Gerais. Eles esperavam uma boa colheita de peixes para um banquete que seria oferecido para o conde e sua comitiva que estariam visitando  aquela região.

A pesca milagrosa

Durante a pesca, após várias tentativas sem sucesso, os pescadores pararam para rezar. Decidiram então tentar outra vez. Lançaram suas redes no rio novamente e, desta vez, encontraram algo inesperado: em vez de peixes, apareceu uma  estátua sem cabeça, com as mãos postas em gesto de oração. Surpreendidos, eles lançaram novamente as redes e encontraram a cabeça da imagem: constataram que era a Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição. A partir desse momento, começaram a pescar uma abundância de peixes.

O início da devoção

Os pescadores consideraram o achado como um milagre e levaram a imagem para suas casas. Inicialmente, ela foi mantida na casa de Filipe Pedroso. No entanto, a fama do evento milagroso se espalhou, e muitos fiéis começaram a visitar a casa do pescador para venerar a imagem que foi chamada, primeiramente, de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que surgiu das águas. Com o tempo, o título foi reduzido para Nossa Senhora Aparecida.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida cresceu rapidamente, e em 1745, foi construída uma pequena capela para abrigar a imagem. Com o tempo, essa capela foi ampliada e transformada em um santuário, conhecido como o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida

Nossa Senhora Aparecida: padroeira do Brasil

Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é um feriado nacional no Brasil, conhecido como o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Muitos fiéis peregrinam até o Santuário Nacional em Aparecida, São Paulo, para prestar homenagem à Virgem Maria,  pedir bênçãos, fazer penitências e atos de caridade, além de agradecer diversos milagres.

A sala dos milagres

É um espaço dentro do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dedicado à exibição de objetos e testemunhos de fiéis que receberam graças e milagres. Muletas, fotografias, mensagens escritas e réplicas de cera de partes do corpo humano são deixadas como testemunho para mostrar como as pessoas foram curadas e socorridas por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Clique aqui e acenda uma vela virtual 

Coleção shopee Nossa Senhora Aparecida

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida.

Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.

Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.

Referência:
Curran, Bridget. Milagres e Aparições de Nossa Senhora, São Paulo, SP. Editora Fundamento Educacional, 2010.


⭐Veja também:

Patrocinado:

5 thoughts on “Nossa Senhora Aparecida: a história da devoção e oração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *