Nossa Senhora da Conceição: história, dogma e oração

No dia 8 de dezembro, a Igreja Católica se une em celebração para homenagear um dos dogmas mais preciosos de nossa fé: a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Trata-se da concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta da graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia da graça divina. A Igreja  também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
Em 8 de dezembro de 1854,  a Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus.

A celebração da Imaculada Conceição nos convida a refletir sobre a santidade e a pureza que Deus espera de cada um de nós. Maria, ao ser concebida sem mancha, torna-se um modelo de virtude e uma intercessora poderosa em nossas vidas.

  • Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal.
  • O feriado de 8 de dezembro  não é um feriado nacional no Brasil. Portanto, não é reconhecido como feriado em todo o país.

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: ‘Ave Maria, cheia de graça’.

Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. 

Amém.


Deseja saber mais sobre essa devoção ou outra?  então, por favor, nos avise nos comentários.


⭐Veja também:


Curso Arautos do evangelho Consagração Nossa Senhora

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *