santa teresa davila convento

Santa Teresa de Ávila: a grande mística espanhola

Nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, foi uma freira carmelita espanhola, reformadora da Ordem do Carmo e a primeira mulher Doutora da Igreja. É considerada uma das maiores místicas da história do cristianismo. Segundo o Papa Bento XVI, Teresa é uma santa que representa um dos cumes da espiritualidade cristã de todos os tempos.

Teresa nasceu em Ávila, Espanha, em 28 de março de 1515. Viveu em um período marcado pela Reforma Protestante e pela Contra-Reforma Católica. Em sua juventude, foi uma jovem inquieta, tentou morrer como mártir com 9 anos mas foi impedida pelo pai. Na adolescência, a leitura de livros profanos a levou às distrações da vida mundana, mas a experiência como aluna das freiras agostinianas e a leitura dos escritos dos Padres da Igreja, São Jerônimo, São Gregório MagnoSanto Agostinho , ensinaram-lhe o recolhimento e a oração. Ficando órfã aos 12 anos, pediu à Virgem Santíssima que fosse sua mãe (cf. Vida 1,7).

Aos 20 anos, teve uma experiência religiosa que a levou a se converter ao catolicismo e a ingressar na Ordem do Carmo. Já adulta, lendo as “Confissões”, de Santo Agostinho, descreve assim a jornada decisiva da sua experiência mística:

“Aconteceu que… de repente, experimentei um sentimento da presença de Deus, que não havia como duvidar de que estivesse dentro de mim ou de que eu estivesse toda absorvida n’Ele” (Vida 10, 1).

Alguns anos mais tarde, Teresa afirmou ter descoberto a verdade, que se resume em dois princípios fundamentais: por um lado, que “tudo o que pertence a este mundo passa”; por outro, que só Deus é para “sempre, sempre, sempre”, tema que recupera em seu famoso poema:

“Nada te perturbe, nada te espante; tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem tem a Deus, nada lhe falta. Só Deus basta!”

Teresa passou a maior parte de sua vida religiosa reformando a Ordem do Carmo, que estava em decadência. Ela fundou mais de 15 mosteiros e escreveu vários livros sobre espiritualidade, incluindo “O Caminho da Perfeição”, “O Castelo Interior” e “Fundações”.

Santa Teresa de Ávila  (também conhecida como Santa Teresa de Jesus) morreu em 1582, aos 67 anos.  Foi beatificada pelo Papa Paulo V, em 1614, e canonizada por Gregório XV, em 1622; foi proclamada “Doutora da Igreja” pelo Servo de Deus Paulo VI, em 1970.

Livros de Santa Teresa de Ávila

Os livros de Santa Teresa de Ávila são considerados clássicos da mística cristã e continuam a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo.

Aqui estão alguns dos livros de Santa Teresa de Ávila mais importantes:

  • O Caminho da Perfeição: Foi a primeira obra de Santa Teresa publicada após a sua morte. Este livro, escrito para suas irmãs, é um guia prático para a vida espiritual, que ensina como alcançar a perfeição cristã. O livro é dividido em quatro partes:
    • A primeira parte discute a importância da oração e da meditação.
    • A segunda parte aborda os obstáculos que impedem o crescimento espiritual.
    • A terceira parte oferece conselhos sobre como superar esses obstáculos.
    • A quarta parte descreve os frutos da vida espiritual perfeita.

Caminho da perfeicao santa teresa avila

  • O Castelo Interior: Este livro é uma metáfora da vida espiritual, que descreve o caminho da alma para Deus. O livro é dividido em sete moradas, que representam diferentes níveis de união com Deus.
    • A primeira morada é o início da vida espiritual, onde a alma começa a se afastar das coisas do mundo.
    • A segunda morada é um período de purificação, onde a alma se livra de seus pecados e vícios.
    • A terceira morada é um período de crescimento, onde a alma começa a experimentar a presença de Deus.
    • A quarta morada é um período de união, onde a alma experimenta um amor profundo por Deus.
    • A quinta morada é um período de transformação, onde a alma se torna semelhante a Deus.
    • A sexta morada é um período de união perfeita, onde a alma se une a Deus de forma total.
    • A sétima morada é um mistério, onde a alma experimenta uma união inefável com Deus.

Castelo Interior moradas Santa Teresa Avila

Surgiu-me o considerar nossa alma como um castelo todo de diamante ou de claríssimo cristal, onde há muitos aposentos, assim como no céu há também muitas moradas. E se bem o considerarmos, irmãs, a alma do justo não é outra coisa senão um paraíso, onde Ele diz que encontra suas delícias. Pois como imaginais o aposento onde um rei tão poderoso, tão sábio, tão limpo e tão bom se delicia? É necessário que estejais atentas a esta comparação; talvez dela Deus se sirva e a utilize para dar-vos a entender as mercês que Deus deseja dar às almas.

  • Livro da Vida (1565): é a autobiografia de Santa Teresa de Ávila, escrito a pedido de seus confessores, que narra sua vida desde a infância até a fundação da Ordem Carmelita Descalça. É considerado um dos livros mais importantes da espiritualidade cristã, pois oferece um relato pessoal da experiência mística de Teresa. Nele, ela descreve suas experiências místicas e sua busca por uma união mais profunda com Deus. É um relato pessoal sincero e inspirador que continua a tocar os corações dos leitores.
  • Fundações (1571): Este livro conta a história da reforma da Ordem do Carmo por Santa Teresa. O livro descreve (por obediência ao seu confessor) como Teresa fundou mais de 15 mosteiros, incluindo o primeiro convento carmelita descalço.

Relação com São João da Cruz

São João da Cruz também foi um dos maiores místicos da história do cristianismo. Eles se conheceram em 1567, quando Teresa já havia iniciado sua reforma na Ordem do Carmo e João da Cruz era um jovem sacerdote carmelita recém-ordenado.

Os dois rapidamente se tornaram amigos e colaboradores. Eles compartilhavam o mesmo ideal de uma vida religiosa austera e contemplativa, e trabalharam juntos para reformar a Ordem do Carmo.

São João da Cruz foi um grande admirador da sabedoria e da santidade de Santa Teresa. Ele a chamava de “Mãe Teresa”.

Conclusão

Santa Teresa de Ávila foi uma mulher extraordinária da história da Igreja Católica. Suas obras literárias, como “O Livro da Vida,” “Caminho de Perfeição” e “O Castelo Interior,” continuam a inspirar e orientar  os católicos que buscam uma conexão mais profunda com Deus. Se você deseja explorar essas obras e aprender mais sobre a vida e a espiritualidade de Santa Teresa de Ávila, não deixe de conferir as promoções disponíveis na Amazon.


Algumas fontes e referências bibliográficas:

⭐Leia também:

Patrocinado:
sao-miguel-monte-garganoMeditacoes Sobre Santa Teresa de Avila com Novena ato de Consagração Santo Afonso de Ligorio

4 thoughts on “Santa Teresa de Ávila: a grande mística espanhola”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *