São Joao ilha de Patmos

São João: Apóstolo, Evangelista e discípulo amado

Hoje (27 de dezembro), celebramos a vida e o legado de São João Evangelista, um dos apóstolos mais próximos de Jesus Cristo, conhecido como “o discípulo amado”.

Seu nome significa “Deus é misericordioso”. Foi filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior e autor do Evangelho de João, das epístolas de João e do livro do Apocalipse.

Vida e Chamado

São João, inicialmente pescador, foi chamado por Jesus para se tornar um pescador de homens. Junto com Pedro e Tiago, testemunhou momentos cruciais, como a Transfiguração e a Agonia no Jardim das Oliveiras.

O Discípulo Amado

Durante a Última Ceia, João reclinou a cabeça no peito de Jesus, simbolizando a profunda amizade e confiança entre eles. Essa intimidade única permitiu a São João compartilhar insights profundos sobre o amor e a natureza de Deus (como as visões do livro Apocalipse).

Foi também a são João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe”; e olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19,26s).

São João enfrentou exílio na ilha de Patmos, onde recebeu a visão apocalíptica. Sua longevidade e dedicação à propagação do Evangelho são notáveis.

Contribuições Literárias

Autor do Evangelho de João, destaca-se por sua ênfase no amor, na divindade de Jesus e em sua missão redentora. Suas epístolas (cartas) abordam temas como amor fraterno e confiança em Deus. O livro do Apocalipse oferece uma visão profética do triunfo final de Cristo sobre as forças do mal.

Confira mais abaixo os famosos cadernos de estudos de Scott Hahn sobre os escritos de São João Evangelista

Que São João Evangelista, o discípulo amado, interceda por nós, guiando-nos no caminho do amor e da verdade. Amém.


Recomendamos os cadernos de estudos de Scott Hahn


⭐Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *